Projeto Via-Água ABC: Capacitação em vulnerabilidades, impactos e adaptação às mudanças climáticas sobre os recursos hídricos no Grande ABC

No dia, 1º de agosto de 2022, foi realizado o Encontro regional III: Segurança hídrica e mudanças climáticas no Grande ABC.

Foram abordados em âmbito geral temas sobre segurança hídrica e mudanças climáticas nos sete municípios que fazem parte do Grande ABC. O encontro contou com a presença de estudiosos sobre o tema como a Profa. Luciana Travassos, da Universidade Federal do ABC (UFABC), a Dra. Ângela Guirão, da Prefeitura de Campinas e representantes do Instituto SIADES, dentre outros.

O encontro foi aberto aos interessados e faz parte do empreendimento projeto VIA-Água ABC: Capacitação em vulnerabilidades, impactos e adaptação às mudanças climáticas sobre os recursos hídricos no Grande ABC, nº 2020-AT_COB-96, indicado pelo CBH-AT e financiado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

A finalidade do evento foi mostrar o andamento da 3ª etapa do empreendimento, fase que capacita gestores e técnicos para a identificação de opções de adaptação frente aos efeitos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos.

Vania Rosa, do SIADES, iniciou a pauta falando sobre o curso de 72 horas que foi disponibilizado aos técnicos e gestores e cujos primeiros módulos serviram para apontar os impactos e as vulnerabilidades relacionadas ao clima, com destaque para os eventos extremos, como as inundações, tendo como base o sexto relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) – Climate Change 2022, Impacts, Adaptation and Vulnerability – Summary for Policymakers, que propõe uma detalhada avaliação dos impactos, riscos e adaptações das mudanças climáticas nas grandes cidades.

Vania falou ainda sobre medidas de adaptação para áreas urbanas, como as Soluções baseadas na Natureza, e como elas podem gerar múltiplos benefícios e apoiar a mitigação das mudanças climáticas.

Fábio de Santis Campos, da UFABC, apresentou os resultados da seleção de medidas de adaptação para os impactos levantados nos estudos pilotos municipais.

Amanda Silveira Carbone do SIADES, conduziu o diálogo entre os participantes do encontro, que mostrou muito engajamento por parte dos participantes. Angela Guirão, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Campinas, apresentou a “A experiência da implementação de áreas de conectividade em Campinas como estratégia de adaptação às mudanças climáticas”, e falou sobre como foram conduzidas as ações para a criação de corredores ecológicos e parques lineares na cidade de Campinas.

Angela falou da importância de consolidar essas estratégias dentro do plano diretor para ter o apoio dos demais pilares do setor público municipal, bem como a importância de ter apoio da comunidade para a manutenção dos parques lineares e cursos d’água.

Professora Luciana Travassos, da UFABC, discorreu sobre o tema: “A relação entre instrumentos de planejamento territorial e estratégias de adaptação às mudanças climáticas” De acordo com a professora, o PDUI – Plano Diretor Urbano Integrado, o Plano diretor municipal e os Plano de Bairro são instrumentos de desenvolvimento territorial que podem promover medidas de conservação, preservação e manutenção de áreas verdes e mananciais em diferentes escalas, tendo como base as bacias hidrográficas.

Pedro Jacobi, responsável técnico do projeto, comentou sobre a necessidade de considerar a vulnerabilidade social nos estudos climáticos e no processo de seleção de medidas de adaptação.

Foram apresentadas as próximas etapas do projeto e informações sobre a abertura das inscrições para as próximas oficinas.

O evento foi encerrado às 17h.

Saiba mais sobre Instituto Siades

O Instituto desenvolve projetos socioambientais nos setores público e privado e possui larga experiência em elaboração, gerenciamento e execução de projetos socioambientais, produção e acompanhamento de eventos socioambientais; elaboração e acompanhamento de publicações, consultorias e pareceres técnicos.