Memória das Águas

A good example of a traditional B2B market is automobile manufacturing

A Memória das Águas é um portal que foi desenvolvido durante 2 anos no âmbito do projeto de pesquisa “Comunicação e memória na governança da água e adaptação às mudanças climáticas” da Universidade Estadual Paulista – UNESP e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Processo 2018/02270-9). Contou com a coordenação do professor Danilo Rothberg e com o apoio de cinco bolsistas de treinamento técnico e iniciação científica da UNESP, FAPESP e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Tem como objetivo principal reconhecer e disseminar experiências compartilháveis sobre a atuação em esferas de governança participativa da água. Foram realizadas pesquisas empíricas no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) a partir de entrevistas que relatam histórias e memórias com envolvimento pessoal e coletivo.

A versão atual da página web é resultado de um complexo processo de produção, captação e edição de entrevistas em vídeo de jornalismo e memória social com 45 membros e ex-membros do CBH-AT, tendo sido construída e aperfeiçoada em sucessivas revisões pela equipe do projeto.

Todas as entrevistas foram concedidas diretamente ao professor Danilo Rothberg, como pesquisador e coordenador do projeto, mediante assinatura de ‘Termo de Consentimento Livre e Esclarecido’ e ‘Termo de Autorização de Uso de Imagem’, conforme os protocolos usuais de ética em pesquisa científica.

Para conhecer mais sobre essa riqueza de conteúdo que faz parte da construção da história do Comitê, acesse: http://www.faac.unesp.br/altotiete