2ª Reunião Plenária do CBH-AT – 09/09/2022

2ª Reunião Plenária do CBH-AT – 09/09/2022

Ocorreu na última sexta-feira, 09 de setembro de 2022, a 2ª Reunião Plenária do Comitê Alto Tietê de 2022, que contou com a participação de 33 representantes, sendo 9 dos Municípios, 13 da Sociedade Civil e 11 do Estado.

Na ocasião, tivemos o prazer de incluir nova entidade da Sociedade Civil, Associação Nossa Guarapiranga, para compor o cadastro permanente do CBH-AT e como representante no Subcomitê Cotia-Guarapiranga.

Outro assunto de destaque foi a indicação de projetos para obtenção de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Ao total, foram indicados 13 projetos, sendo 3 voltados ao planejamento e gestão de recursos hídricos, envolvendo elaboração/revisão de Planos Municipais de Drenagem e cadastramento/georreferenciamento da rede de drenagem urbana; 2 para melhoria no sistema de esgotamento sanitário; 2 que envolvem ações de manejo e destinação de resíduos sólidos, no que se refere a ampliação do sistema de coleta seletiva municipal; 1 para recomposição vegetal em Área de Preservação Permanente (APP); 4 para ações estruturais para mitigação de inundações e alagamentos; e 1 para capacitação técnica da população rural em boas práticas agrícolas.

A lista completa dos empreendimentos indicados está disponível na Deliberação CBH-AT nº 148/2022.

Por fim, também foi deliberado aditivo financeiro para o empreendimento FEHIDRO “Apoio à Adequação da Infraestrutura da FABHAT”, onde foi apresentada a sede da Agência, que se prepara para receber futuramente um com corpo técnico maior.

A reunião foi gravada e está disponível na Secretaria Executiva do Comitê, através de solicitação no e-mail: comiteat@sp.gov.br.