O risco de seca extrema na bacia do Alto Tietê – perspectivas climatológicas, hidrometeorológicas e de gestão dos recursos hídricos
Não perca!!! Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=wdbwYe2pX88
Mediação: Alfredo Pisani, Coordenador da Sala de Situação do DAEE para previsão e alertas climáticos no Estado de SP
9h às 9h15 – Abertura
9h15 às 9h45 – Eduardo Mario Mendiondo – Coordenador Científico do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres de São Paulo (CEPED-SP/USP)
9h45 às 10h15 – Vicente Andreu – Secretário Municipal de Serviços Urbanos de Hortolândia
10h15 às 10h45 – Caroline Vidal – Meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
10h45 às 11h15 – Joaquim Gondim – Superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
11h15 às 11h45 – Discussões
11h45 às 12h – Encerramento
Conheça os palestrantes!
Eduardo Mario Mendiondo
Engenheiro de Recursos Hídricos pela Universidade Nacional del Litoral, na Argentina. Mestre e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (CEMADEN). Atualmente é Coordenador Científico do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres de São Paulo (CEPED-SP/USP) e professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos/USP.
Vicente Andreu
Formado em Estatística pela Unicamp, exerceu o cargo de Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) de 2010 a janeiro de 2018. Exerceu, entre outros, os cargos de Diretor da CPFL, Presidente da SANASA-Campinas, Diretor-Presidente da Usina Termoelétrica Nova Piratininga e Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente é Secretário Municipal de Serviços Urbanos de Hortolândia.
Caroline Vidal Ferreira Da Guia
Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente é Meteorologista do Grupo de Previsão Climática no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC do INPE.
Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Engenharia Civil, Hidrologia, Economia Rural e Agrícola pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Gestão da crise hídrica na bacia do Alto Tietê – perspectivas dos operadores do sistema
Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=y-k_Isev0i4
9h00 às 9h15 – Abertura
9h15 às 9h45 – Fabricio Cesar Gomes – Assessor Técnico do DAEE
9h45 às 10h15 – Carlos Roberto dos Santos – Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB
10h15 às 10h45 – EMAE (palestrante a confirmar)
10h45 às 11h15 – Emerson Moreira – Gerente da Unidade de Negócio de Produção de Água da Sabesp
11h15 às 11h45 – Discussões
11h45 às 12h00 – Encerramento
Conheça os participantes!
Mediadora
Laura Stela Naliato Perez
Engenheira Química e Administradora de Empresas pela Universidade Mackenzie. De 1977 a 2003 trabalhou na CETESB, e desde então presta serviços à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Possui experiência em gestão de recursos hídricos, nos instrumentos das políticas nacional e estadual de recursos hídricos; atuação em diversos comitês de bacias e órgãos centrais do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – SIGRH. Atualmente é Assessora Técnica da Coordenadoria de Recursos Hídricos.
Palestrantes confirmados
Fabricio Cesar Gomes
Assessor Técnico do DAEE
Engenheiro Civil pela Universidade de Taubaté. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutorando em Desastres Naturais pela UNESP. Foi Secretário Executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM) e do Paraíba do Sul (CBH-PS). Atualmente é Assessor Técnico do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).
Carlos Roberto dos Santos
Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade Braz Cubas. Especialista em Administração Industrial pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Presidente da CETESB no período de 2016 a 2019. Atua em temas ligados a certificação ambiental, auditoria e gestão de laboratórios. Atualmente é Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, onde atua desde 1989.
Emerson Moreira
Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo e Engenheiro Mecânico pelo Instituto Mauá de Engenharia. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Business School São Paulo, com intercâmbio na Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. Atua há mais de 26 anos na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), nas áreas de operação de mananciais e sistemas produtores de água com foco na gestão e planejamento operacional. Atualmente é Gerente do Centro de Controle de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo da Sabesp.
Vulnerabilidades e impactos socioambientais da crise hídrica para a bacia
Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=FL7jvqg3e7Q
Mediação: Melissa Cristina Pereira Graciosa, Profª Dra. na Universidade Federal do ABC
9h às 9h15 – Abertura
9h15 às 9h45 – Alexandre Vilella – Coordenador Regional de Meio Ambiente na FIESP
9h45 às 10h15 – Juliana Geseira – Engenheira Agrônoma no Sindicato Rural de Mogi das Cruzes
10h15 às 10h45 – Camila Arantes – Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC
10h45 às 11h15 – Cristiano Von Steinkirch de Oliveira – Engenheiro Ambiental no SEMAE de Mogi das Cruzes
11h15 às 11h45 – Discussões
11h45 às 12h – Encerramento
Conheça os participantes!
Mediadora
Melissa Cristina Pereira Graciosa
Engenheira Civil pela UNIFEB Barretos. Mestre e Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia da USP São Carlos. Fez parte do doutorado na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, na Alemanha. Participou dos estudos hidráulico-hidrológicos do Plano Diretor de Macrodrenagem do Alto Tietê – PDMAT II. Desde 2015 é professora de Hidráulica e Drenagem no curso de Engenharia Ambiental e Urbana da Universidade Federal do ABC. Atua em projeto, pesquisa e planejamento em drenagem urbana; modelagem hidráulico-hidrológica de cheias urbanas; drenagem sustentável; gestão do risco de inundações; infraestruturas de drenagem na urbanização de assentamentos precários.
Palestrantes
Alexandre Vilella
Engenheiro Ambiental pela FUMEP e Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCAR. Nos últimos 20 anos vem se dedicando a gestão de recursos hídricos. Atualmente, é Coordenador Regional de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e representa o setor no CNRH, CRH/SP e em diversos colegiados. Desde 2017 cumpre mandato na coordenação da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ. Leciona em instituições de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia e administração.
Juliana Geseíra
Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual de Goiás. Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto (UNESP). Experiência em rastreabilidade vegetal, cadastro ambiental rural, projeto de recuperação ambiental e perícia ambiental. Atualmente é Coordenadora do Setor Agronômico no Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, prestando assessoria técnica para os produtores de frutas, cogumelos, hortaliças e flores.
Camila Arantes
Tecnóloga em Saneamento Ambiental pela UNICAMP e Engenheira Ambiental pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutora em Engenharia Civil na área de Saneamento e Ambiente pela UNICAMP. Professora adjunta do Curso de Engenharia Ambiental e Urbana da Universidade Federal do ABC, atuando com os seguintes temas: sistema de abastecimento de água, tecnologias alternativas de tratamento de água para comunidades isoladas, tratamento físico-químico de águas e qualidade de água para abastecimento público. Representante da UFABC nas Câmaras Técnicas de Águas Subterrâneas e de Gestão de Investimentos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
Cristiano Von Steinkirch de Oliveira
Engenheiro Ambiental pela USP São Carlos. Mestre em Gestão e Governança da Água pelo Instituto IHE Delft/UNESCO, Institute for Water Education, Holanda. Especialista em Gestão de Cidades pela FAAP. Atualmente é membro da Divisão de Meio Ambiente do Departamento Técnico do Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE de Mogi das Cruzes
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Caroline Vidal INPE – 17.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Joaquim Gondim ANA – 17.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Mendiondo CEPED-USP – 17.08.2021
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Fabricio Gomes DAEE – 18.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Adilson Fernandes Sabesp – 18.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Carlos Roberto CETESB – 18.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação José Hélio EMAE – 18.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Alexandre Vilella FIESP – 19.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Camila Arantes UFABC – 19.08.21
Webinar Segurança Hídrica na BAT – Apresentação Cristiano Oliveira SEMAE – 19.08.21