Prefeito Vanderlon Gomes, presidente do CBH-AT e Coordenador do Fórum Paulista de Comitês de Bacia, assume a presidência do CONDEMAT

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, foi empossado presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) para o ano de 2024, durante a cerimônia realizada em 02 de janeiro de 2024.

Foram empossados também o vice-presidente, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano; o primeiro tesoureiro, José Luiz Eroles Freire, prefeito de Guararema; o segundo tesoureiro, Elzo Elias de Souza, prefeito de Igaratá; e o secretário Luís Camargo, prefeito de Arujá.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado; Prefeitos dos Municípios pertencentes ao CONDEMAT; Diretor-Presidente da FABHAT, Hélio Suleiman; e representantes de entidades, órgãos e autarquias como Sebrae, Senac, Senai, CIESP, Sincomércio, Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Sabesp, DAEE, Caixa, Banco do Brasil, Sicredi, além de presidentes de Câmaras Municipais da região, vereadores e secretários municipais.

Vanderlon está como Presidente do CBH-AT para o biênio 2023-2025, desde 30 de março de 2023 e como Coordenador do Fórum Paulista de CBHs desde 16 de junho de 2023, também para o mesmo período de gestão.

Vale ressaltar a importância do fortalecimento dos consórcios municipais para solução de desafios regionais; planejamento e execução de políticas públicas; e investimentos na região. Como exemplo, em 2023 o CBH-AT indicou dois empreendimentos para financiamento pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, sendo eles:

• Capacitação da população rural em boas práticas agrícolas e técnicas de irrigação na Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais Alto Tietê (APRM-ATC);
  • Elaboração do Plano Diretor Regional de Drenagem com abrangência nos municípios do CONDEMAT pertencentes à sub-bacia Alto Tietê – Cabeceiras.

No momento, ambos já contam com o contrato do FEHIDRO e está em processo licitatório pelo Consórcio para contratação do executor.

Para saber mais, acesse: