Entrega de equipamentos previstos em empreendimento FEHIDRO é realizada na 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada

No dia 04 de abril de 2023, durante a cerimônia de encerramento da 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada das Áreas de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, foi realizada a entrega de equipamentos obtidos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para o empreendimento “Estruturação dos Grupos de Fiscalização Integrada da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê”, cujo tomador é a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL).

O referido empreendimento faz parte de uma sequência de investimentos realizados pelo CBH-AT nos últimos anos (totalizando aproximadamente R$ 22,7 milhões) visando à implantação e à instrumentalização da fiscalização integrada nas áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo.

De forma geral, esses investimentos têm como objetivo: proporcionar equipamentos para as equipes de fiscalização (veículos, drones e computadores); obtenção de imagens de satélite em alta resolução; realização de ações de desfazimento; e a implantação de um plano de fiscalização customizado para os problemas enfrentados em cada município.

Na cerimônia, o Presidente do CBH-AT e Prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Vanderlon Gomes, foi convidado para compor a mesa e recebeu da Secretária da SEMIL, Natália Resende, os equipamentos para fiscalização em nome de todos os demais representantes das prefeituras integrantes dos GFIs. Durante sua fala, Vanderlon reforçou a importância da atuação conjunta de todos os órgãos envolvidos visando a proteção dos mananciais de abastecimento.

Fonte: SEMIL, 2023

Para mais informações sobre os Grupos de Fiscalização Integrada, clique aqui.