IX Simpósio de Pesquisa em Sistemas de Infraestrutura Urbana

IX Simpósio de Pesquisa em Sistemas de Infraestrutura Urbana

Nos dias 2 e 3 de outubro ocorreu, na modalidade virtual, o IX Simpósio de Pesquisa em Sistemas de Infraestrutura Urbana, promovido pela PUC Campinas, em parceria a UFSCar, UDESC e UFABC, com o tema central desta edição, a “Infraestrutura, sustentabilidade e resiliência urbana: desafios e oportunidades”.

A abertura do evento se deu com a palestra “O impacto da urbanização nas bacias urbanas e o planejamento das ações de controle de cheias”, que destacou as medidas de controle de cheias em áreas urbanizadas e foi apresentada pelo Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de São Paulo, Pedro Luiz de Castro Algodoal e mediada pelo Diretor Presidente da Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – FABHAT, Hélio Sulleiman.

O evento foi divido em sessões técnicas, nas quais foram apresentadas pesquisas científicas voltadas para área urbana, embasadas nos eixos temáticos: Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Planejamento em infraestrutura urbana.

A partir das sessões técnicas, foi possível estabelecer discussões quanto a contribuição da academia com gestores e planejadores urbanos na promoção de cidades seguras e acessíveis, na universalização do saneamento e em sistemas de mobilidade multimodais para cidades, visando trazer soluções eficientes frente ao intenso desenvolvimento tecnológico, crescimento populacional e às mudanças climáticas.

Ainda, com o objetivo de promover a visibilidade dos temas abordados, algumas das pesquisas apresentadas durante o simpósio foram selecionadas pelos participantes ouvintes para serem publicadas em revista científica.

Para fechamento do evento foi realizada uma mesa redonda, cujo tema foi “Políticas Públicas e o Papel Social da Mobilidade Urbana Sustentável” que teve como palestrantes: Profa. Dra. Josiane P. Lima, Profa. Dra. Luciana Gonçalves, Profa. Dra. Carolina S. Silveira e como moderadora a Profa. Dra. Adriana G. dos Santos.

Dentre as entidades parceiras, destaca-se o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC, representado pela Profª Dra. Melissa Graciosa e a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, os quais contribuíram com a organização do evento e fornecimento de aporte técnico-científico.