No dia 18/04/2022 a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG realizou através do financiamento FEHIDRO, empreendimento “Implantação de monitoramento agrometeorológico e estudos climáticos para subsidiar o monitoramento da água de superfície na Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Tietê/Cabeceiras – APRM-ATC, UGRHI 06”, nº 2019-AT_COB-82, indicado pelo CBH-AT a última parte do curso “Capacitação Técnica de Usuários de Recursos Hídricos” que se consolidou em forma de visita de campo. O evento teve como objetivo mostrar na prática a aplicabilidade do monitoramento meteorológico para a agricultura.
Um exemplo disso é a utilização de dados de umidade do solo para dimensionar a quantidade adequada dos insumos agrícolas, em especial os agrotóxicos. A aplicação correta desses compostos evita a sua diluição ou dispersão aérea, que pode resultar na baixa efetividade da aplicação, ou ainda, o seu uso em excesso, que ocasiona a poluição nos corpos hídricos, ar e solo.
Foram instaladas 10 estações meteorológicas na Bacia do Alto Tietê, distribuídas conforme ilustração abaixo, todas elas integradas a um banco de dados com mais de 250 outras estações, todas situadas no estado de São Paulo, que disponibilizam as informações gratuitamente através no Portal Agrometeorológico e Hidrológico do Estado de São Paulo (http://www.ciiagro.org.br/).
Estações meteorológicas automáticas
Na visita de acompanhamento, foi constatado a participação da comunidade rural da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, membros da Secretaria de Agricultura de Mogi e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), além dos representantes do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes. Todos demonstraram grande satisfação em conhecer o produto do empreendimento.
Sobre a FUNDAG:
A FUNDAG é uma instituição de fomento a ciência e tecnologia agrícola e pecuária que atua na viabilização de projetos sustentáveis no ensino, pesquisa e extensão em agricultura e pecuária. Site: http://eventos.fundag.br/