Crise Climática e seus Efeitos sobre a Bacia do Alto Tietê

Abertura

O evento contou com a abertura e mediação do Presidente em exercício do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), Sr. Amauri Pollachi, e com a participação do coordenador da Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Sr. Rui Brasil, que realizou a sua abordagem com o tema e deu sequência à agenda de palestras.

Amauri Pollachi – Presidente em exercício do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Diretor da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp, conselheiro da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT) e do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS).

Rui Brasil – Ocupa o cargo de Coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Engenheiro civil com formação complementar em recursos hídricos e administração pública, participou da formulação e implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos nas décadas de 80 e 90. Além disso, coordenou a instalação e foi o primeiro Secretário Executivo do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ).

Riscos climáticos para a sustentabilidade hídrica

Ministrada pelo Prof. Dr. Francisco de Assis de Souza Filho da Universidade Federal do Ceará.

Francisco de Assis de Souza Filho – Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (2008-atual) atuando no programa de pós-graduação em Engenharia Civil (Recursos Hídricos). Na mesma universidade, coordena o Grupo de Pesquisa “Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica” cadastrado no CNPq. Serve como Cientista Chefe na Área de Recursos Hídricos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará – FUNCAP (2018-atual) com a função de aproximar a Academia e o conhecimento técnico-científico da produção de políticas públicas na área de Recursos Hídricos. Coordena a área de Recursos Hídricos da Rede Clima desde 2019. Coordenou o capítulo de Recursos Hídricos do relatório de Impacto do Painel Brasileiro de Mudança Climática. É Pesquisador Associado da Universidade de Columbia em Nova Iorque desde 2006 estando ligado ao Columbia Water Center.

Estudos de governança de recursos hídricos na Macrometrópole Paulista em face das mudanças climáticas

Ministrada pelo Dr. Pedro Henrique Campello Torres do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

Pedro Henrique Campello Torres – Cientista Social e Planejador Urbano. Atualmente realiza estágio Pós Doutoral (bolsista FAPESP) no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). É Research Fellow do Earth System Governance Project, Future Earth Network e colaborador do INterdisciplinary CLimate Investigation center (INCLINE/USP). Editor Associado da Revista Ambiente & Sociedade e possui experiência profissional em organizações do terceiro setor como Greenpeace, Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), ICLEI, entre outras. Experiência como Assessor Técnico do Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – Secretário Executivo do Plano Municipal da Mata Atlântica.

Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas da Sabesp

Ministrada por Ma. Mara Ramos, Gerente do Departamento Metropolitano de Recursos Hídricos da Sabesp.

Mara Ramos – Gerente do Departamento Metropolitano de Recursos Hídricos na Sabesp. Possui mestrado em Gestão de Recursos Hídricos pelo UNESCO-IHE – Institute for Water Education (2005), em Delft – Holanda e especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Anhembi Morumbi (2001) e em Tecnologia em Construção Civil – Obras Hidráulicas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1998). Representante da SABESP no Plenário do CBH-AT.

Mesa Redonda

O Presidente do CBH-AT, Sr. Amauri Pollachi, intermediou o debate interagindo e expondo as perguntas realizadas pelo público aos palestrantes, que gerou discussões produtivas de grande relevância ao tema do evento.