A ferramenta “chuva agora” realiza o monitoramento dos recursos hídricos de precipitação no estado de SP e faz parte das aplicações do Sistema Integrado de Bacias Hidrográficas e Departamento de Água e Energia Elétrica de SP (SIBH-DAEE).
A nova plataforma traz de forma gráfica o total e a distribuição das precipitações ocorridas entre 1 hora e 72 horas atrás de acordo com os dados de 1000 postos telemétricos do DAEE e de parceiros em todo o estado de SP. E ainda é possível selecionar e fixar uma UGRHI de interesse, de modo que o aplicativo passe a abrir nos próximos acessos sempre naquela região.
O acesso é fácil, e pode ser realizada pelo computador ou celular através do link: http://sibh.daee.sp.gov.br/chuva_agora
Saiba mais:
A Rede Hidrológica Básica do estado de SP existe desde 1886 e é operada pelo DAEE desde 1951. Seus dados hidrológicos são utilizados para apoio ao planejamento e gerenciamento de recursos hídricos do estado, quantificando a distribuição espacial e temporal das águas superficiais e subterrâneas no estado.
A Rede tem cerca de 900 postos hidrométricos em operação, monitorando precipitações, niveis e vazões de rios e níveis de água subterrânea. É a maior fonte de dados históricos dessas informações no estado, contando com um Banco de Dados Hidrológicos-BDH DAEE para fins de planejamento e um sistema , o SIBH-DAEE, para gerenciamento de dados telemétricos em tempo real.