Marcos Paulo Lallo Sartori, em sua tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (FEC) desenvolveu um método para elaborar critérios de investimentos aplicável aos Comitês de Bacias Hidrográficas, sob a orientação do professor Antonio Carlos Zuffo.
O objetivo geral da pesquisa concentrou-se em contribuir para a melhoria do processo de seleção de programas, projetos, serviços e obras (empreendimentos), financiados pelos fundos estaduais de recursos hídricos, por meio dos comitês de bacias.
Após a avaliação e validação por profissionais peritos, o método proposto foi colocado em prática, por meio de um projeto piloto realizado no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), no Estado de São Paulo, e abordou especificamente o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
Dentre os principais resultados do trabalho, destacam-se a robustez e a flexibilidade do método para ser replicável em outros comitês brasileiros, bem como a capacidade de recomendar empreendimentos alinhados aos valores do grupo de decisores representativos.
Como resultados práticos obtidos a partir do projeto piloto, os conceitos desta pesquisa e uma parcela do método proposto foram utilizados para a atualização das Deliberações CBH-AT n.° 64 e 76, que definiram os critérios de análise e hierarquização de empreendimentos para as indicações ao FEHIDRO em 2019. Com base nessas deliberações, foram alocados cerca de R$32.500.000,00 em ações prioritárias para a bacia do Alto Tietê, em 2019.
Para ler a tese na íntegra, acesse: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/336302