Dia Mundial da Água

A good example of a traditional B2B market is automobile manufacturing

Dia Mundial da Água

Hoje, dia 22/03, é Dia Mundial da Água e políticas públicas para a preservação e gestão das águas são essenciais para garantir a qualidade, quantidade e acesso ao recurso natural como um direito de todos.

A Região Metropolitana de São Paulo sofre um grande desafio para conter problemas de saneamento, poluição e enchentes, que são produtos da urbanização e planejamento urbanístico adotado durante o desenvolvimento das cidades.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na média brasileira, 83,5% da população é servida por rede de água e apenas 52,4% tem o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado, conforme os dados mais recentes divulgados em fevereiro. 

Diante da situação, o CBH-AT, em conjunto com as demais instâncias políticas, trabalham para a gestão dos recursos hídricos e a priorização de ações voltadas ao saneamento, preservação de APPs, contenção de enchentes, técnicas de permeabilização, planos de drenagem, educação ambiental, preservação de áreas de mananciais, entre outros.

Ainda assim, os desafios continuam enormes e a preservação desse bem natural depende da conscientização de cada um.

Então, sim! Você pode fazer a sua parte e nos ajudar nesse objetivo!

Vamos lutar por esse bem, que é precioso, e direito de todos!

Mas então, como posso ajudar? Segue aqui algumas técnicas:

  • Aplique, se possível, a Captação da Água de Chuva, e utilize essa água para lavar o quintal, a casa e regar as plantas. Assim, você não desperdiçará a água da torneira;
  • Tenha um jardim na sua casa, dessa forma, aumenta a permeabilização, e menos água vai para a rede de drenagem, diminuindo a possibilidade de enchentes;
  • Jogue o lixo no lixo! Não queira que sua cidade, os rios e oceanos, fiquem poluídos.
  • E claro, não se esqueça das dicas básicas: não tomar banhos muito longos, não deixar a torneira aberta atoa, use balde para lavar os carros ao invés de mangueira, acumule louças e roupas para lavá-las de uma vez, regue as plantas de manhã ou final da tarde e não se esqueça, muita atenção aos vazamentos!

Estamos juntos para a preservação desse recurso!

Para saber um pouco mais sobre a história do Planejamento Urbanístico em São Paulo, assista ao documentário “Entre Rios” e entenda sobre os desafios da preservação e desenvolvimento urbano.

Para saber um pouco mais sobre os dados de saneamento no país, acesse:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/dia-mundial-da-agua-bilhoes-nao-tem-acesso-agua-e-sabao