CBH-AT assume coordenação do Fórum Paulista de Comitês

CBH-AT assume coordenação do Fórum Paulista de Comitês

Após dois anos de mandato, o CBH-PCJ passou o comando para o Alto Tietê; eleição foi reali-zada na sexta-feira (11/06/2021) por meio de videoconferência

A Diretoria do CBH-PCJ encerrou, no dia 11 de junho, ciclo à frente do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas, após dois anos de mandato. A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) foi eleita para coordenar os trabalhos do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas. As eleições para o mandato 2021-2023 foram realizadas por meio de videoconferên-cia. Os Comitês PCJ coordenavam o Fórum desde 2019. O grupo reúne os 21 Comitês de Bacias do Estado de São Paulo. Na reunião de sexta-feira, todos os CBHs estiveram representados.

O prefeito de Ribeirão Pires e atual presidente do CBH-AT, Clóvis Volpi, assume como coordenador geral do Fórum. O coordenador-adjunto é o vice-presidente do CBH-AT, Amauri Pollachi (APU/SA-BESP). Como secretário-executivo, assume Wanderley de Abreu Júnior (DAEE), atual secretário-exe-cutivo do CBH-AT. O secretário-executivo adjunto é o presidente da Agência de Bacias do Alto Tietê, Hélio Suleiman. Além das eleições, houve a posse dos membros para o mandato 2021-2023.

“Nos sentimos honrados em representar todos os outros comitês. Esperamos fazer um bom traba-lho”, ressaltou Volpi. “Sozinhos não fazemos nada. Mas, juntos, a gente avança”, disse Pollachi. “Su-ceder vocês (Comitês PCJ) e não deixar o nível cair, já estaremos felizes. Estamos juntos”, comen-tou Suleiman.

“Façam uma boa gestão e contem conosco sempre”, destacou o ex-coordenador geral em exercí-cio do Fórum e vice-presidente do CBH-PCJ, Marco Antonio dos Santos. Na gestão dos Comitês PCJ, um dos principais trabalhos desenvolvidos foi a revisão do Regimento Interno do Fórum, concluída no final de 2020. Também foram implantados Grupos de Trabalho para a discussão sobre importan-tes assuntos, tais como a reestruturação do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e revisão do MPO (Manual de Procedimentos Operacionais); rateio da CFURH (Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos); instalação das salas de situação no estado de São Paulo; aperfeiço-amento das Agências de Bacias/Águas no Estado de São Paulo.

“O Fórum é um espaço bastante importante onde algumas discussões podem ser aprofundadas e amplificadas no âmbito dos comitês de bacias. Isso gera contribuições relevantes para todo o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos”, ressaltou o secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro. Ele também agradeceu a Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão dos Recursos Hídri-cos da Agência das Bacias PCJ, que continuará prestando auxílio ao Fórum Paulista. “É uma equipe que tem uma dedicação exemplar”, observou.

“O Fórum faz um trabalho que ajuda muito a Coordenadoria”, enfatizou o coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rui Brasil, citando a articulação entre os comitês e seus membros e o aprofundamento dos temas proporcionado pelo Fórum Paulista. Rui fez uma apresentação sobre diversos assuntos, entre eles a adesão ao Procomitês (Programa Nacional de Fortalecimento dos Co-mitês de Bacias Hidrográficas) e o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

O coordenador da CRHi ainda destacou os cursos do Capacita SIGRH que serão realizados no segundo semestre, voltados para capacitar os novos prefeitos e membros dos CBHs sobre o Sistema de Geren-ciamento de Recursos Hídricos paulista. Os cursos tratam sobre “O Papel dos Gestores Públicos no Acesso ao FEHIDRO”, e serão realizados no âmbito do Programa Capacita SIGRH, sob comando da CRHi, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Mais informa-ções: http://www.sigrh.sp.gov.br/capacita

Durante a reunião, houve também a discussão sobre o acompanhamento dos trabalhos dos Grupos de Trabalho do Fórum Paulista de CBHs criados em 2020: GT-CFURH, GT-Agência e GT-Sala de Situa-ção. Os membros ainda referendaram uma manifestação do Fórum Paulista de CBHs elaborada pelo GT-FEHIDRO. O documento traz contribuições à revisão do Manual de Procedimentos Operacionais para Investimento do Fehidro.

FÓRUM

O Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas (FPCBH) é a instância colegiada formada por re-presentantes dos segmentos Estado, Municípios e Sociedade Civil, indicados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo – SIGRH.

A entidade tem como objetivos principais discutir, formular e articular políticas públicas de gestão de recursos hídricos nos âmbitos estadual e nacional, visando ao fortalecimento dos comitês, bem como fomentar a troca de experiências entre os comitês. Saiba mais em: http://forumpaulista.org.

Matéria publicada na RECOB – Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – https://www.rebob.org.br/post/cbh-at-assume-coordena%C3%A7%C3%A3o-do-f%C3%B3rum-paulista-de-comit%C3%AAs