7º Encontro Integrado do Paranapanema

7º Encontro Integrado do Paranapanema

O 7º Encontro Integrado do Paranapanema, realizado em Avaré/SP de 19 a 21 de junho, foi um evento anual organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), reunindo membros de diversos comitês instalados na Bacia Hidrográfica. Com o tema central “Economia Circular: Uso Eficiente da Água”, o encontro teve como objetivo ampliar o diálogo e a troca de experiências entre os participantes, visando estabelecer uma agenda comum e ações integradoras para a gestão dos recursos hídricos na região.

Um dos principais pontos de discussão foi a implementação da cobrança pelo uso da água na Bacia do Paranapanema, conforme previsto na Lei nº 9433/97, que estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos. Esta iniciativa visa reconhecer a água como um bem econômico, sinalizar seu real valor, incentivar a racionalização do seu uso e obter recursos financeiros para investimentos em planos de recursos hídricos.

Durante o evento, Thiago Barros, Coordenador de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da ANA, apresentou os conceitos gerais sobre a cobrança pelo uso da água, destacando seus objetivos e benefícios. Representantes do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) e do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) discutiram as especificidades da implementação da cobrança em suas respectivas áreas de atuação na Bacia do Paranapanema.

Thiago Nascimento, Diretor Presidente da ABHA Gestão de Águas, compartilhou como os recursos arrecadados serão prioritariamente investidos, com base no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema, detalhando a importância de um planejamento estratégico para a aplicação desses recursos na gestão hídrica local.

Além das apresentações técnicas, o encontro proporcionou um espaço para a troca de experiências entre os participantes, incluindo representantes de outras bacias hidrográficas como a do Alto Tietê, que já implementaram a cobrança pelo uso da água.

Hélio Suleiman e Beatriz Vilera, respectivamente Diretor Presidente e Diretora Técnica da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), compartilharam como a cobrança pelo uso da água tem sido implementada na Bacia do Alto Tietê e como os recursos da cobrança são utilizados para financiar os projetos e obras previstos no Plano da Bacia do Alto Tietê.

Desta forma, o 7º Encontro Integrado do Paranapanema promoveu o diálogo e a troca de experiências para enfrentar os desafios da gestão hídrica na região.

Fonte: 7º Encontro Integrado do Paranapanema recebe membros dos comitês da Bacia e dialoga sobre Cobrança pelo uso da água (rebob.org.br)