A Fundação de Energia e Saneamento organizou entrevistas em comemoração ao aniversário do Rio Tietê

A Fundação de Energia e Saneamento organizou um evento que ocorreu entre os dias 21 a 24/09 para celebrar o aniversário do Rio Tietê (22/09). O evento contou com a participação de grandes nomes do gerenciamento dos Recursos Hídricos, profissionais que buscam o desenvolvimento sustentável e o contato com a natureza.

As entrevistas foram realizadas por Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia, que encaminhou todas as conversas com muito carisma e acolhimento.

No primeiro dia, participou o Mário Mantovani, Diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. Em sua entrevista comentou com muito engajamento sobre o contexto histórico do Rio Tietê como recurso hídrico e sua importância ecológica. Dividiu histórias fantásticas sobre ações sociais e de recuperação da nascente no Rio Tietê em Salesópolis que participou.

O segundo dia de evento contou com a presença de Solange Wuo, Diretora de Fiscalização e Controle Ambiental da Prefeitura de Suzano e Membro do Comitê de Bacia do Alto Tietê e do Conselho Gestor da Apa da Várzea do Tietê. Como uma munícipe atuante na construção da história, relatou com muita simpatia momentos de construção da Usina Hidrelétrica de Salesópolis e do Parque Nascentes do Tietê, apresentou sobre a importância de instâncias como CONDEMA e CONSEMA, fortalecimento dos consórcios em prol da melhoria da região e contou sua trajetória como atora importante em temas como a gestão de resíduos sólidos.

No terceiro dia de evento, teve a presença de Hélio Suleiman, Diretor Presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Hélio com alegria dividiu um pouco de sua paixão pelo Rio Tietê e explicou de maneira muito didática os conceitos como o de Bacia Hidrográfica, ferramentas de gestão, leis atuantes, investimentos de recurso, cobrança pelo uso da água, além de muitos outros assuntos importantes para o gerenciamento dos recursos hídricos.

Para finalizar o grande evento, esteve presente a Simone Samya, Guia de Turismo Cadastur. Ela transmitiu a essência da natureza e seus ensinamentos, trazendo consigo a força e conexão do Rio Tietê. Comentou sobre suas experiências no turismo pedagógico pautado na natureza e acontecimentos históricos como o da transformação de Salesópolis para Instância Turística.

O evento trouxe uma riqueza de conhecimento contando com atores tão importantes na sociedade. Para assistir na íntegra todas as entrevistas, acesse:

Para conhecer um pouco mais sobre a Fundação Energia e Saneamento, acesse: