FABHAT e ABES-SP na discussão do saneamento em comunidades isoladas

FABHAT e ABES-SP na discussão do saneamento em comunidades isoladas

Em 28 de fevereiro a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – FABHAT e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES-SP reuniram-se para discussão sobre saneamento em comunidades isoladas.

A reunião contou com a participação dos representantes da ABES: Ana Lúcia Brasil (Coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas – CTCI); Ricardo Ribeiro (Institucional da ABES-SP); Roseane Souza (Coordenadora Geral das Câmaras Técnicas da ABES-SP); Vanessa Rodrigues (Câmaras Técnicas) e representantes da FABHAT: Hélio Suleiman (Diretor-Presidente) e Beatriz Vilera (Gerente Técnica de Projetos).

Na ocasião, Hélio César Suleiman e Beatriz Vilera, apresentaram o Plano de Ação e o Programa de Investimentos do CBH-AT para o quadriênio 2020-2023.

A reunião teve como objetivo buscar parceria da ABES-SP, em específico da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas, para implementação da ação do Plano da Bacia do Alto Tietê de substituição de fossas negras e outros métodos impróprios de esgotamento sanitário por unidades de saneamento individual nos núcleos isolados pouco adensados, visando a redução da contaminação das águas subterrâneas e melhoria da qualidade das águas da bacia.

Durante a reunião, Ana Lucia Brasil, apresentou dois trabalhos acadêmicos que tratam sobre o tema, com a indicação de duas comunidades isoladas que poderiam receber o projeto.

A FABHAT ficou encarregada de definir a área e fazer gestões junto à subprefeitura local para que esta seja tomadora do recurso junto ao FEHIDRO. A ABES apoiará a elaboração do projeto.